O tratamento para miomas uterinos depende muito da faixa etária da paciente, dos sintomas, do desejo de gestação e ainda da localização e dimensões do mioma.
Nem sempre a cirurgia é a primeira opção, mas, no caso de miomas que estão dentro da cavidade uterina, os miomas submucosos, que são geralmente, os responsáveis pelas hemorragias, há necessidade de tratamento cirúrgico.
Nesses casos, o tratamento é realizado através da histeroscopia cirúrgica.
Miomas pequenos, que se localizam fora da cavidade e que não estão causando dor, sangramento ou ainda alterando a anatomia uterina podem ser acompanhados ou tratados através de medicamentos, ou ainda com uso de dius hormonais
A miomectomia (seja por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou até mesmo uma cirurgia convencional) pode ser uma opção no caso de miomas que estão causando dores, aumento de volume uterino considerável, hemorragias uterinas e ainda nos casos que estão atrapalhando a possibilidade de uma gestação.
Há ainda a possibilidade de embolização dos miomas.
As decisões terapêuticas, seja cirúrgica ou medicamentosas, e ainda a escolha em ter uma conduta conservadora e acompanhar o mioma por ultrassonografia e até ressonância magnética está vinculada a consulta médica com especialista e depende do caso de cada paciente.
Quer saber mais sobre saúde feminina? Não deixe de acompanhar o nosso blog e seguir a Dra. Camila Cambiaghi no Instagram.