A resposta para essa pergunta é: quem usa determinado tipo de DIU tem a possibilidade de parar de menstruar. E isso pode ser verdade. Em primeiro lugar, vamos esclarecer que os DIUs podem ter ou não hormônios; que os DIUs não hormonais, como os de cobre e cobre com prata, não vão causar a interrupção da menstruação, muito pelo contrário, podem inclusive aumentar o fluxo.
E quanto aos DIUs hormonais?
Tanto m*rena quanto Kyleena contêm uma progesterona sintética chamada levonegestrol porém em quantidades diferentes - o m*rena tem uma quantidade de hormônio maior, com 52 mg de levonorgestrel e kyleena menor quantidade, com 19,5 mg. O m*rena além de ser um método anticoncepcional também pode ser indicado para tratamento de controle de sangramentos uterinos em grandes quantidades.
Mas mesmo o m*rena não garante de maneira alguma a ausência completa da menstruação para todas as pacientes. Há sim mulheres que deixam de menstruar e há aquelas que mantêm um fluxo menstrual Por isso a decisão de se optar pelo dispositivo intrauterino, a escolha de qual tipo está vinculada a uma consulta com profissional médico, exames laboratoriais, exames de imagem e disponibilidade de todas as informações para que a paciente se sinta segura ao escolher o uso do DIU em seu caso específico.
mesmo que em quantidade muito menor. E há ainda uma fase de adaptação inicial, em que as pacientes relatam uma irregularidade menstrual, pequenos escapes principalmente nos primeiros meses após a inserção.
Mesmo usando DIU, o uso de preservativos nas relações íntimas é necessário?
Sim! O DIU, independentemente de ser hormonal ou não hormonal, é uma excelente opção contraceptiva com índices de falhas pequenos. Mas não protege de nenhuma doença sexualmente transmissível. Por isso, para evitar essas doenças ainda é necessário uso de preservativos.
Quer saber mais sobre saúde feminina? Não deixe de
acompanhar o nosso blog e
seguir a Dra. Camila Cambiaghi no Instagram.
* Nome real alterado devido a politicas do Google