Muitas vezes, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota vaginal, acaba surgindo um odor um pouco mais forte na região da vagina.
Também é possível notar alterações no odor durante o ciclo menstrual, uma vez que a secreção vaginal e o fluxo que provém da descamação da parte interna do útero, se misturam.
Isto significa que antes de ser eliminado, o sangue menstrual pode sofrer uma decomposição, liberando seu próprio odor.
Como saber se o Odor Vaginal é preocupante?
Todas as vaginas – incluindo as saudáveis – têm um odor característico que pode mudar em resposta a relação menstruação, gravidez etc. No entanto, um odor vaginal forte e desagradável com corrimento pode ser um sinal de um problema de saúde.
Quando o odor vaginal muda suas características habituais e passa a apresentar um cheiro desagradável acompanhado de outros sintomas como:
- Coceira;
- Ardência ao urinar;
- Incômodo na relação sexual;
- Corrimento acinzentado ou amarelo-esverdeado.
E se esse odor piora após a relação é possível que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou, alguma doença sexualmente transmissível.
Por isso, ao notar qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente, para que você seja examinada e assim receba o tratamento adequado.
Quer saber mais sobre saúde feminina? Não deixe de
acompanhar o nosso blog e
seguir a Dra. Camila Cambiaghi no Instagram.